terça-feira, 7 de novembro de 2017

                                              MEIOS DE TRANSPORTE



Os meios de transporte são responsáveis pelo deslocamento de pessoas, animais, matérias-primas e mercadorias, sendo de fundamental importância para a infraestrutura e a economia de um determinado local.

Existem quatro modalidades de transporte: terrestre, aquaviário, aéreo e dutoviário.


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Transportes terrestres

Os meios de transportes terrestres são os mais utilizados pelo homem, variando entre os mais diversos tipos. Eles são úteis tanto para pequenos deslocamentos (como ir para a escola ou para o trabalho) quanto para grandes distâncias (viajar para uma fazenda ou para uma cidade distante).
No Brasil, os transportes terrestres são vistos, principalmente, com os tipos rodoviários, isto é, aqueles que utilizam de estradas, ruas e rodovias, como os carros, os ônibus, os caminhões e alguns outros. Além desses, existem também os transportes ferroviários, como os trens e os metrôs.
As rodovias, além do uso individual, são também muito utilizadas para distribuição de cargas, sendo bastante difundidas em inúmeros países. Apesar de esse sistema ser considerado mais caro do que outros, ele é mais viável para transporte de mercadorias cujo prazo de entrega precisa ser mais rápido e com uma maior agilidade.
Outra vantagem do transporte rodoviário é o fato de esse meio não depender dos demais para executar a sua função. Por exemplo: o transporte aéreo só distribui cargas até os aeroportos, depois disso, as mercadorias precisam de um outro meio para chegarem até o seu destino final.

Os caminhões são muito úteis na distribuição de mercadorias
O transporte ferroviário, apesar de menos presente no Brasil, é bastante difundido na maior parte do mundo, principalmente nos países considerados desenvolvidos, que possuem uma avançada malha ferroviária em seus territórios. Até o século XX, esse era o meio de transporte mais moderno que existia, sendo um dos principais responsáveis pelo avanço do processo de industrialização em algumas partes do mundo.
Entre as vantagens da utilização de ferrovias está a grande capacidade que elas possuem em transportar mercadorias frágeis e em grandes quantidades, com menores riscos de acidentes e perda da produção durante a locomoção. Além disso, elas são muito mais viáveis economicamente: um trem, com um litro de óleo diesel, pode transportar 125 toneladas de mercadorias por quilômetro, enquanto os caminhões, com a mesma quantidade de combustível, transportam apenas 30 toneladas.
No entanto, os custos com os trens não estão no transporte em si, mas na construção das ferrovias, o que dificulta a sua implantação. Por outro lado, a manutenção delas é muito mais barata e mais fácil de se realizar do que a das rodovias.

Os trens são muito viáveis economicamente
No Brasil, como já foi dito, o transporte rodoviário é muito mais utilizado do que o ferroviário, mesmo que estrategicamente os trens sejam mais viáveis. Isso se deve, em grande parte, à grande influência que as grandes indústrias automobilísticas tiveram no país, sobretudo a partir da década de 1950.



Transporte aquaviário

O transporte aquático, aquaviário ou hidroviário consiste no transporte de mercadorias e de passageiros por barcos, navios ou balsas, via um corpo de água, tais como oceanos, mares, lagos, rios ou canais. O transporte aquático engloba tanto o transporte marítimo, utilizando como via de comunicação os mares abertos, como transporte fluvial, usando os lagos e rios. Como o transporte marítimo representa a grande maioria do transporte aquático, muitas vezes é usada esta denominação como sinônimo. Este modo de transporte cobre o essencial das matérias primas (petróleo e derivados, carvão, minério de ferro, cereais, bauxita, alumínio e fosfatos, entre outros). Paralelamente a estes transportes a granel, o transporte aquático também cobre o transporte de produtos previamente acondicionados em sacas, caixotes ou outro tipo de embalagens, conhecidos como carga geral.
  
















Transporte aéreo

O modal de transporte aéreo consiste no transporte de pessoas ou mercadorias através de aeronaves (tráfego aéreo), podendo ser nacional ou internacional. As aeronaves podem ser Full paxquando só há transporte de passageiros, Full cargo quando o trasporte é somente de cargas e Combiquando há transporte de cargas e de passageiros.
O transporte aéreo é utilizado geralmente para transportar mercadorias de alto valor, com necessidade de entrega rápida, já que esse modal é o mais rápido de todos. Seu transporte é mais seguro, o que não requer embalagens com muito reforço, reduzindo o custo da embalagem e facilitando o embarque e desembarque do produto. É a melhor escolha para encomendar urgentes, de alto valo e de pequena quantidade.
Utilizado principalmente para longas distâncias, seja de forma nacional ou internacional. É ideal para o transporte de produtos perecíveis, devido ao baixo tempo de trânsito. Outra vantagem é a localização dos aeroportos, que estão nos grandes centros urbanos, facilitando o escoamento dos produtos.
Esse transporte possui como desvantagens a baixa quantidade de mercadoria que pode carregar, o alto custo do transporte e o alto custo da infraestrutura, uma vez que requer aeroportos que consigam receber as aeronaves, e necessitam de uma base estrutural para sua criação. O alto custo do transporte pode influenciar no custo final do produto, aumentando seu valor final. O frete desse modal é baseado no cálculo do peso da mercadoria, aumentando conforme o peso da mesma, ou seja, quanto mais pesado mais caro, e diminuindo o número de produtos a serem levados, uma vez que sua carga de carregamento é baseada no peso que pode levar.
No Brasil quem coordena o trafego aéreo é a INFRAERO, tanto para transporte de cargas quanto de pessoas. Com um total de 60 aeroportos, 72 estações de prestação de serviço de telecomunicações e de trafego aéreo (EPTA) e 24 terminais de logística de carga (Rede TECA). Na Rede TECA são prestados os serviços de armazenagem e movimentação das cargas importadas, exportadas e de destino nacional. Dentre os 24 Tecas 20 trabalham com exportação, 13 com carga nacional e todos com importação.
No ano de 2016 houve um 62.661 toneladas de produtos importados e 32.369 toneladas de produtos exportados através de transportes aéreos no Brasil, com esse números é possível perceber a baixa utilização desse modal devido seu alto custo financeiro.
Para o transporte aéreo os produtos devem passar por algumas exigências, principalmente os que não tragam perigo à aeronave, aos passageiros (em casos de transporte de carga e de passageiros), aos operadores, qualquer envolvido e as outras cargas. Para o transporte de mercadorias vistas como perigosas a companhia aérea deve autorizar e a mercadoria requer uma ficha de emergência, na qual precisa constar as ações a serem tomadas referente a algum eventual problema. A ONU (Organização das Nações Unidas) classifica como mercadorias perigosas para o transporte aéreo: explosivos, gases, líquidos inflamáveis, sólidos inflamáveis, substâncias tóxicas, materiais corrosivos, materiais radioativos, entre outros produtos perigosos. É permitido o transporte de animais vivos, cargas comuns secas, cargas congeladas e armamentos.









Transporte dutoviário

transporte dutoviário é aquele em que se utilizam dutos e canos cilíndricos ocos em espécies de tubulações que formam linhas chamadas de dutovias, que são utilizadas para o transporte dos produtos de um ponto ao outro. As dutovias são formadas de três elementos: os depósitos (também chamados de terminais) onde a carga é depositada e retirada, os canos por onde o produto é escoado e as juntas que fazem a ligação entre os canos.
Os principais produtos que se utilizam do transporte dutoviário são os de materiais fluidos, como petróleo e derivados, gás natural e álcool (etanol). O transporte desses materiais pelos dutos se dá por pressão ou arraste por meio de um elemento transportador. Sendo utilizados elementos como a gravidade para fazer o transporte ou impulsionados por algum bombeamento.
Muitas dutovias são subterrâneas e submarinas, o que as tornam de certo modo mais seguras que outras formas de transporte. A influência de fatores meteorológicos também é outro motivo que não interfere no sistema de dutos, assim como a perda de materiais, ou possibilidade de roubo, que é diminuída devido à segurança que esse transporte possui. Outra vantagem é a economia que se tem com o transporte a longas distâncias e possui um sistema simplificado de carga e descarga dos produtos.
Apesar das vantagens vistas anteriormente, esse transporte também possui desvantagens como a chance de causar acidentes de grande impacto ambiental com o rompimento dos dutos, uma vez que estes estão em contato com o solo e o mar, há necessidade de grande investimento financeiro para a fixação dos tubos, e esses não possuem alterações de rota. Esse tipo de trasporte não é indicado para pequenas distâncias, ou pequenas quantidades de produtos. Além de que os tubos não possam carregar tipos diferentes de produtos, pois há risco de contaminação dos mesmos.
No Brasil, a primeira dutovia a ser criada foi no ano de 1942, no Estado da Bahia, que servia para ligas uma refinaria experimental ao porto, a partir de então, houve um grande desenvolvimento desse tipo de transporte. Atualmente os principais transportes dutoviários que existem no Brasil são:
  • O Óleoduto entre Paulínea e Brasília, que conta com cerca de 995 km de extensão, para o transporte de produtos claros, como o óleo e etanol;
  • O Mineroduto entre Mariana e Ponta do Ubu, com aproximadamente 395 km de extensão, onde transporta o minério de ferro que é retirado em Minas Gerais e escoado no Espírito Santo;
  • O Gasoduto entre Santa Cruz de La Sierra na Bolívia e Canoas, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Esse gasotudo é conhecido como Gasbol, que transporta o gás natural extraído na Bolívia, até o Brasil, passando por diversos estados do país. Possui uma extensão de 3150 km.
Contudo, esse sistema de transportes tem grande utilidade e confiança para o escoamento desses produtos, seja no Brasil, ou em outros países, devido sua segurança há grande utilização, principalmente a longas distâncias. Apesar do alto investimento inicial, as dutovias possuem baixo custo operacional, o que visa a construção das mesmas.








- Jéssica

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